terça-feira, 10 de novembro de 2009

Criação do homem

Por Helena Kaori



           Antes de falar sobre a evolução humana, temos que se falar da idéia de onde surgiu o homem. Existem duas teorias sobre qual teria sido sua origem; o criacionismo e o evolucionismo, ambas dão uma explicação para o surgimento, porém cada uma defende um ponto de vista,  que são opostas.
           A teoria do criacionismo em resumo diz que o homem foi criado a partir da vontade dos deuses, não tem um deus especifico, pois varia de acordo com a religião. É defendida pelos religiosos.
           A teoria do evolucionismo em resumo diz que o homem foi evoluindo a partir de um ancestral comum com os outros animais. Isso é estudado por vários cientistas, o que mais se destacou foi Charles Robert Darwin.
           Podemos afirmar que de modo geral as teorias criacionistas, têm em sua origem a ideia de que o homem surgiu a partir da vontade divina, portanto sua existência (a do homem) é precedida pela existência divina, de um deus que permitiu nossa criação e existência.
           Um exemplo dessa teoria é a Bíblia, livro sagrado dos católicos que através Velho Testamento, “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” Gênesis, Capítulo 1- Velho Testamento.
           Até o século XVIII a teoria criacionista prevalecia como verdade no mundo ocidental, até o surgimento de Charles Darwin e sua teoria da evolução.
           Durante uma viagem a América do Sul, especificamente em Galápagos, Darwin realizou uma série de observações e estudos, formulando a Teoria da Evolução baseada na evolução das espécies a partir da seleção natural.
           Podemos observar que enquanto a teoria evolucionista é baseada em dados científicos, nos estudos de observação de Darwin o criacionismo por outro lado é baseado unicamente na crença do homem em algo divino, ou seja tem uma base religiosa. 
           Por que existem espécies com mais resistência do que outras? Por que em algumas características somos semelhantes aos macacos? A teoria de Darwin diz que devido a seleção natural, existe espécies mais “evoluídas” que outras, essas espécies estão mais aptas a sobreviverem no meio ambiente. Com o passar do tempo e a mudança do meio em que vive sofre mutações genéticas que faz essa espécie se destacar entre as demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário