segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Exercício 1


Tente completar as lacunas com: homo habilis; homo neanderthalensis; Australopithecus; homo erectus; homo sapiens.




O 1-______________ foi o primeiro a construir e utilizar ferramentas de pedra lascada, o que lhe valeu o nome específico: habilis, o habilidoso.


Acredita-se que o 2-_______________ produziu ferramentas de madeira e armas. Foram provavelmente os primeiros a usar o fogo, e a iniciar uma migração do continente africano para diversas regiões.


O ser humano pode ser definido em termos biológicos, sociais e consciência. Biologicamente, os humanos são classificados como a espécie 3-_______________ (latim para homem sábio, homem racional).


Este é o hominídeo mais antigo a ser amplamente estudado, o 4-_______________. A descoberta de um esqueleto quase completo encontrado na Etiópia (1974), Lucy, foi um grande contributo para o estudo desta espécie de hominídeos. Este hominídeo tinha caninos e molares pequenos, contudo eram relativamente maiores do que os do homem actual. Este ser tinha também um crânio pequeno e o seu cérebro era aproximadamente do mesmo tamanho do dos chimpanzés actuais. Estes hominídeos não deviam medir mais do que 1,10 metros e pesavam cerca de 20 kg.


5-_________________________. Este hominídeo utilizava várias ferramentas, machados manuais, bifaces, raspadeiras, furadores e lanças. Os Neandertais realizavam um conjunto sofisticado de tarefas normalmente associados apenas aos humanos, como a construção de abrigos complexos, o controlo do fogo e a remoção da pele dos animais.
Para ver o gabarito, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário