segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Seis principais conclusões de Charles Darwin

Por: Giulia Muñoz


Charles Darwin, aos 22 anos saiu a bordo do "Beagle" para uma viagem exploratória que durou cinco anos, na qual com muitos estudos e documentos desenvolveu a sua obra-prima "Origem das espécies através da seleção natural", doutrina hoje conhecida como Darwinismo.
     Darwin apresentou pela primeira vez sua teoria em 1° de julho de 1858, após vários estudos feitos, na maioria, nas ilhas Galápagos e na America do Sul. Charles concluiu que a evolução biológica é explicada através da renovação doas faunas e floras.
  As suas principais conclusões foram:

  1. Todas as espécies animais variações, diferenças entre indivíduos.
  2. Certas características afetam uma população inteira, parecem o efeito das condições do meio e não são hereditárias.
  3. Devido a sua fecundidade, as espécies animais estão constantemente ameaçadas pela falta de alimento, fazendo-os com que exista uma consciência vital, uma luta pela sobrevivência.
  4. As características hereditárias dos indivíduos podem tanto aumentar suas chances de sobrevivência ( dos mais aptos ) , quanto o numero de descendentes que , aos poucos, irão substituindo as linhas que não variam: é a evolução dos espécies através da seleção natural.
  5. Essa evolução pode chegar á criação de espécies novas :a espécie não é uma entidade fixa e fechada.
  6. Uma espécie cujas variações são numerosas e diversas pode ocupar meios variados ou adotar regimes alimentares diferentes, o que favorece sua expansão numérica, geográfica e acelera a evolução.
O Darwinismo é aceito por quase todos os biólogos, mas existem afirmações de Darwin incorretas ou incompletas, por tal motivo não se pode afirmar que é uma teoria completa de evolução.Hugo de Vries , em 1901 viria então a completa-la coma teoria da mutação, o que veio a ser confirmada pela genética moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário